Saiba como agir para uma limpeza de piso eficiente em indústrias

A área industrial é uma das que mais utiliza o espaço de produção ativamente. Algumas áreas envolvem a fundição de metais, tintas, produtos químicos pesados, gordura animal e vegetal, entre outras coisas. Para poder lidar com esses subprodutos e manter o ambiente propício para os funcionários, é importante saber como utilizar os equipamentos para limpeza de piso em indústrias.
A forma correta de fazer a limpeza envolve uma série de variáveis, como o local em questão, o tipo de sujeira com a qual você precisa lidar e o tipo de piso que você pretende limpar. Além disso, você deve entender que diferentes tipos de equipamentos são mais adequados para certos estágios da limpeza, assim como certos tipos de sujeira.

Para te ajudar com essa questão, vamos explicar quais são os equipamentos que você pode precisar e como deve utilizá-los. Acompanhe!
Quais equipamentos para limpeza de piso em indústrias devem ser utilizados?

1. Varredoras

Essas máquinas são projetadas para varrer rapidamente diversos tipos de pisos, captando e removendo diversos resíduos em seu caminho. Sua limpeza ocorre a seco, ou seja, apenas as partículas que estiverem soltas no ambiente são recolhidas.
O tipo de varredora que você utiliza deve ser adaptada ao ambiente. Certos tipos de piso, como carpete, mármore polido, madeira ou algo mais áspero, podem não interagir bem com o equipamento, levando a uma limpeza ineficiente.

2. Lavadoras

Enquanto a varredora remove partículas de sujeira a seco, a lavadora utiliza uma escova e água para fazer uma limpeza mais profunda no piso, captando partículas menores que normalmente escapam a outros métodos de limpeza. Junto da varredora, são os principais equipamentos de limpeza de pisos em indústrias.
Dependendo do piso utilizado, você pode precisar escolher um tipo específico de lavadora. Em geral, o tipo de piso aplicado em ambientes industriais é bem resistente, pois está sujeito a múltiplos danos todos os dias. Porém, a mesma máquina pode não ser ideal em um piso mais frágil e suscetível à umidade.

3. Geradores de vapor

Alguns tipos de sujeira, especialmente gorduras e óleos, não podem ser removidos com facilidade. Há chances bem altas de que tudo já tenha secado no momento em que a equipe de manutenção chegar, o que apenas aumenta a dificuldade. Para esses casos, o melhor é utilizar geradores de vapor.
Com o calor e a umidade, é mais fácil dissolver o conteúdo e varrê-lo com água ou outros produtos. Além de ser bem mais fácil alcançar superfícies irregulares, como cantos e pisos mais desnivelados. Dependendo do tipo de produção feita na sua indústria, uma limpeza com vapor será indispensável.

4. Aspiradoras

Para a manutenção regular de ambientes, os aspiradores podem ser os equipamentos para limpeza de piso em indústrias mais adequados. Como você já deve saber, elas utilizam um motor de sucção para aspirar superfícies, extraindo partículas sólidas e, em alguns casos, líquidos, de acordo com o modelo utilizado.
Este tipo de máquina é mais prática do que a média, tanto em sua utilização quanto manutenção. Basta passar o tubo pela superfície e a limpeza pode ser concluída rapidamente, sem atrapalhar a rotina de produção. Porém, não é algo muito útil em ambientes onde a sujeira costuma ser muito pesada. Outros itens são melhores nesses contextos.
Como proceder com a limpeza?

1. Comece com a varredura

Como regra geral, para utilizar os equipamentos para limpeza de piso em indústrias, você deve sempre começar com a varredora. Essa máquina pode coletar os resíduos principais sem consumir muita energia ou água, o que a torna mais econômica a princípio. Além disso, remover os resíduos mais pesados primeiro é a melhor maneira de otimizar o processo de limpeza como um todo.
2. Utilize a lavadora para resíduos menores
Após aplicação da varredora, o próximo passo é utilizar uma lavadora para coletar os demais resíduos que possam ter ficado para trás. Com a maior parte da sujeira já removida, só é necessário lidar com as camadas que ficaram presas ao piso e/ou com pequenas partículas que não poderiam ser captadas facilmente de outras formas. Assim você poderá manter o ambiente limpo a maior parte do tempo.

3. Utilize equipamentos de alta pressão e vapor para limpezas pesadas

De forma geral, elas são necessárias em situações específicas de limpeza, pois nem todas as indústrias geram resíduos pesados com frequência. Porém, na grande maioria dos casos, esses equipamentos são essenciais em alguns momentos.
Alta pressão pode ser ideal para remover camadas de sujeira que se solidificaram, sendo mais eficiente do que fazer uma raspagem completa da superfície. As geradoras de vapor também podem ser adequadas para essas situações, pois ajudam a dissolver a sujeira. Tenha em mente que, em algum momento, essas peças terão de ser utilizadas. Caso ache melhor, você pode terceirizar esse tipo de serviço.

4. Aspire para fazer a manutenção de ambientes

No dia a dia da indústria, ainda é necessário manter um padrão mínimo de limpeza para que as máquinas funcionem adequadamente e os funcionários tenham boas condições de trabalho. Para complementar o processo de limpeza das varredoras e lavadoras, o ideal é utilizar outros equipamentos mais versáteis, como os aspiradores.
Diferentemente dos modelos domésticos, os aspiradores costumam ter muito mais poder de aspiração e armazenamento. Ideal para processos de limpeza mais prolongados e em ambientes maiores. O equipamento pode ser projetado para recolher líquidos, caso isso seja algo necessário no seu contexto.
Agora você sabe mais sobre os equipamentos para limpeza de piso em indústrias. Vai precisar de alguns desses itens para fazer a manutenção do seu ambiente? Então entre em contato conosco e peça sua cotação agora!